TERESA CRISTINA SIMÕES
terapeuta transpessoal integrativa
CINESIOLOGIA EDUCACIONAL
Apesar de tentarem muito, crianças ou adultos com dificuldade de aprendizado estão com seus mecanismos de integração cerebral desligados. Como eles são necessários para o completo aprendizado, quando estão “desligados” a informação é recebida pela parte posterior do cérebro como uma impressão, mas fica inacessível para a parte frontal do cérebro como uma expressão.
Essa incapacidade de expressar aquilo que se aprende cria no estudante uma síndrome de fracasso. Desativar o estresse do aprendizado e estimular o corpo para que essa integração ocorra e o aprendizado seja integral é essencial.
Por isso, inúmeros programas educacionais vêm sendo desenvolvidos para estimular a motivação, o reforço, o treino e a assimilação do aprendizado.
A Cinesiologia Educacional é uma técnica que auxilia na identificação do estresse ou origem de um desequilíbrio físico e emocional por meio de teste muscular. Com ela, os progressos passam a ser evidentes, uma vez que o indivíduo descobre como receber a informação e se expressar ao mesmo tempo.
Dúvidas frequentes:
1. Para que serve?
2. Qual a origem da técnica/tratamento?
3. Como o tratamento é aplicado?
1. Para que serve?
Inúmeros bloqueios podem ser tratados na Cinesiologia Educacional, dentre eles:
- Bloqueios na fala, escrita e leitura;
- Troca de números ou letras ao escrever;
- Dificuldade com números e operações matemáticas;
- Esquecimento do conteúdo estudado e aprendido, durante uma prova;
- Dificuldade de ler em voz alta, entender em leitura silenciosa, etc;
- Confundir ortografia das palavras;
- Esquecimento de algo que acabou de ler;
- Dificuldade de apreensão do que ouve, vê, lê;
- Dificuldade de coordenação, lentidão,
- Comportamento de reação de fuga ao aprendizado;
- Consequências do bullyng de aprendizado e comportamental;
- Dificuldade comportamental e social;
ATENÇÃO: Não são atendidos casos clínicos de dislexia derivados de acidentes e problemas neurológicos;
2. Qual a origem da técnica/tratamento?
A Cinesiologia Educacional foi criada e desenvolvida por Gordon Stokes, também fundador e criador da técnica Three in One Concepts.
Tudo começou quando, durante sua infância, Stokes desenvolveu um bloqueio de aprendizado e por incapacidade de percepção do seu problema real recebeu vários rótulos que o diminuíam por longo tempo.
Na fase adulta, ele se dedicou a diminuir a problemática chegando a presidir uma corporação educacional com o objetivo de corrigir dificuldades de aprendizagem pelo uso de técnicas de redução de estresse.
O método originado dos estudos de Stokes não atende apenas as dificuldades de crianças, mas também adultos. Aplicado na Europa, Rússia, Japão, América do Sul, Austrália, África, Israel e países eslavos, ele tem beneficiado muitas pessoas que desenvolveram algum tipo de estresse e bloqueio no aprendizado.
3. Como o tratamento é aplicado?
Assim como na técnica Three in One Concepts, chega-se ao estresse por meio de teste muscular. (Para saber mais sobre o Three in One Concepts clique aqui).
Os testes visam investigar:
- Bloqueios nas diferentes áreas do cérebro: motora, sensorial, somestésica, visual, auditiva, wernicke, pré-frontal;
- Sistemas auditivos: escuta em voz alta, baixa moderada, vários sons;
- Sistema visual: área da retina, campo visual, campo binocular;
- Percepção de leitura em voz alta, baixa, em silêncio;
- Bloqueios relacionados à distância de um objeto ou imagem; bloqueios em uma posição específica de olhos; bloqueios em acompanhar uma imagem com os olhos, em mudar o foco do olhar da direita para a esquerda, de acompanhar um movimento de algum objeto, etc.;
- Estresse com todas as letras do alfabeto, todos os números e operações matemáticas;
Após a investigação e a identificação dos pontos de estresse e dos bloqueios, são aplicadas correções que facilitam a integração cerebral. Podem ser indicados ainda exercícios para auto aplicação.