TERESA CRISTINA SIMÕES
terapeuta transpessoal integrativa
PSICOLOGIA INTEGRATIVA TRANSPESSOAL
A Abordagem Transpessoal é considerada a quarta força da psicologia.
Trata-se de uma abordagem da Psicologia que estuda e trabalha com os estados de consciência, valorizando os aspectos saudáveis do Ser e estimulando o processo de autoatualização da psique e das experiências para que a pessoa se desenvolva e se mantenha saudável.
Sua visão antropológica sobre o ser humano implica em conceber o ser humano como um sistema que inclui aspectos físicos (cinco sentidos – sensações), psíquico (mental e emocional), sociais e culturas (relacionamentos) e energético-espiritual (dimensão arquetípica).
Dúvidas frequentes:
1. O que a Psicologia Transpessoal preconiza?
2. Como é o trabalho com a abordagem transpessoal?
3. Quais os recursos utilizados no atendimento?
1. O que a Psicologia Transpessoal preconiza?
Os princípios da Psicologia Transpessoal preconizam que quando se amplia a consciência também se amplia a percepção e desta forma a pessoa percebe melhor a si mesma e a tudo e todos que estão ao seu redor.
A ampliação da consciência fundamentada num enraizamento do qual a Psicologia Transpessoal cuida com muita atenção, promove uma autoatualização que ao se repetir no processo de desenvolvimento pessoal se torna mais fluente e autônoma.
Nesse processo as funções psíquicas (razão, emoção intuição e sensação - R.E.I.S), passam a contribuir efetivamente para escolhas assertivas, prontidão nas decisões, melhoria nos relacionamentos, autoconhecimento, enfim, melhor qualidade de vida.
2. Como é o trabalho com a abordagem transpessoal?
Trabalhar com a abordagem transpessoal é, antes de tudo, uma experiência de acolhimento e respeito à pessoa - ou ao grupo de pessoas – sendo capaz de reconhecer o ambiente e suas necessidades.
Toda intervenção tem por objetivo ampliar a consciência para que novas possibilidades sejam apresentadas pela pessoa a ela mesma, pois ela é o agente de transformação de si mesma e, consequentemente, do ambiente. A transpessoal valoriza que a pessoa traga novas possibilidades de si mesma de um espaço maior dela mesma que só é possível quando se transita por estados de consciência diferentes.
Esta ampliação também engloba trabalhos de elaboração e operacionalização para que tendo visualizado novas possibilidades, a pessoa planeje formas de torná-las reais na sua realidade externa. Esta operacionalização do que se percebe num estado de consciência alterado coroa a maior interlocução que a abordagem promove.
O trabalho sempre focaliza a parte saudável do Ser para que ela tenha recursos para lidar com suas dificuldades, limitações, conflitos, desafios, etc.
3. Quais os recursos utilizados no atendimento?
No atendimento transpessoal utilizamos a escuta, a fala e algumas práticas que privilegiam a subjetivação de conteúdos do inconsciente que precisam ser simbolizados, expressos e compreendidos tanto na pequena história - que é o assunto que a pessoa traz para o atendimento -, como na grande história - que é a dimensão maior do Ser dessa pessoa.
Também são trabalhados recursos de operacionalização para que a pessoa possa visualizar concretamente como se expressar no cotidiano com um novo olhar. Os recursos favorecem a interlocução interna e, consequentemente, o autoconhecimento.
Todas as formas de trabalhar têm por objetivo ampliar a percepção, estimulando as funções psíquicas presentes em cada experiência: sensações, emoções, pensamentos e intuições. O objetivo é ativar uma “ordem mental superior” para que a pessoa possa ver mais e saber mais sobre si mesma, gerando o autoempoderamento, tornando-se mais segura e confiante para sustentar os processos de sua vida.
Estes recursos podem ser classificados em categorias de acordo com o que pretendem:
-
Imaginação ativa – estimulam o saudável.
-
Reorganização simbólica – favorecem uma retrospectiva do passado e uma perspectiva do futuro com atuação no presente; estimulam a cognição e a temporalidade por meio da intuição.
-
Técnicas interativas – trazem o emocional mais intenso trabalhando a sensação, a intuição e a razão desenvolvendo as sete etapas durante o processo deste exercício.
Como recursos adjuntos aos recursos citados acima, a transpessoal se utiliza de:
-
Grafismo;
-
Relaxamento;
-
Contemplação;
-
Trabalhos corporais: dança circular, asanas, etc;
-
Meditação;
-
Tarefas que envolvem a escrita, perdão, gratidão, autobiografia, validação do saudável em si e no outro;
-
Mandalas;
-
Modelagem com argila ou massa de modelar;
-
Trabalhos de respiração;